quinta-feira, 26 de março de 2015

Religião católica em queda em Portugal

Em Portugal, oito em cada dez portugueses são católicos. Apesar da percentagem de católicos se manter elevada, esta tem vindo a diminuir nos últimos anos devido ao crescimento de outras religiões.
Segundo o estudo que foi realizado pelo Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa, entre os anos de 1999 a 2011 verificou que a religião Católica diminuiu de 88,9% para os 79,5%. O decréscimo da população católica em Portugal encontra-se relacionado com o aumento de outras religiões como os Protestantes/ evangélicos e Testemunhas de Jeová.
Entre os anos estudados, os Protestantes/evangélicos foi a religião que sofreu o maior aumento passando de 0,3% para 2,8%, prosseguindo as Testemunhas de Jeová com um aumento de 1% para 1,5%.
Nos últimos censos realizados em Portugal, em 2011, 14,2% da população portuguesa apresentava-se sem religião, ao registar um aumento de 6% em relação ao ano de 1999.
Fonte: Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa os católicos em Portugal 
O estudo da Universidade Católica Portuguesa concluiu que três quartos da população portuguesa nunca mudou de religião, 21% mudaram uma vez e 2% tornaram-se católicos.
A maioria da população não crente no nosso país encontra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto o Norte é a região que apresenta a maior percentagem de católicos com 43,6 % da população.

Fontes: Público, Esquerda Republicana, Online 24 e IQC

Por: Liliana Serafim e Pedro Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião sobre o artigo ou sugestões.