quinta-feira, 26 de março de 2015

Aquecimento Global em processo crescente


O aquecimento global torna-se um problema cada vez mais preocupante nas sociedade modernas.


Por: Anabela Carvalho


Aquecimento Global pode ser definido como um tipo especifico de mudança climática à escala global., traduzindo-se no processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da terra. As causas para este fenómeno são as emissões de humanas de gases. Já desde o século XIX que este aumento exponencial de temperatura se tem vindo a notas. Os principais gases a serem emitidos pelo homem são dióxido de carbono e metano, resultante de várias atividades humanas como queimas de combustíveis fosseis, ou o uso de fertilizantes.
Segundo um estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Neve e Gelo, o nível de gelo existente no Mar Ártico é o mais baixo desde que em 1972 se começou a medir a quantidade de água gelada. A quantidade de gelo verificado no Mar Ártico, na região que circunda o Polo Norte, está reduzida a 14,54 milhões de quilómetros quadrados.
Segundo o painel intergovernamental para as mudanças climáticas das Nações Unidas, a diminuição do gelo nesta zona do planeta, está associada ao aquecimento global e à emissão de poluente por parte das fábricas e centrais de energia localizados na Europa e na Ásia.
O aumento nas temperaturas globais e a nova composição da atmosfera desencadeia fortes alterações em vários sistemas da terra. Afetam os mares, provocando a elevação do nível das águas, mudanças nas correntes marinhas e na composição química das águas, extensão de espécies e até afetam irregularmente o regime de chuvas.
No caso especifico do Ártico, segundo estudos esta é a região que está a sofrer mais com o aquecimento global. As temperaturas elevadas têm provocado o derretimento do gelo marinho, e leva ao desaparecimento de espécies nativas.
Segundo um estudo de 2012 desenvolvido pela “Environmental Research Letters” 70% a 95% do degelo (derretimento de gelo ou neve) no Ártico está a ser causado por atividade humana. O degelo no Ártico tem afetado a fauna local, nomeadamente os ursos marinhos e as focas.
A organização das nações Unidas alerta para que o aquecimento e as suas consequências continuaram por séculos e séculos e consequências graves, serão mesmo irreversíveis para a civilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião sobre o artigo ou sugestões.